Catequese de adultos: A liturgia é fonte da catequese

26/12/2014 11:14

 

Os ritos são linguagem catequética, pois envolvem a pessoa inteira no mistério celebrado

Brasília, 10 de Outubro de 2014 (Zenit.org) José Barbosa de Miranda

Continuando a catequese dos artigos anteriores, sobre a Iniciação à Vida Cristã, a partir de agora caminharemos coma catequese litúrgica para melhor compreender e contemplar o mistério da Revelação. Se Deus nos fala, “primeiro pelos Profetas e pelos Pais, agora se revela em seu Filho”[1]. Pela mistagogia litúrgica percorremos um itinerário celebrativo dos mistérios que Deus, invisível, se faz visível na Encarnação do Verbo. Podemos, pela Liturgia, estabelecer uma intimidade com o divino pela linguagem dos sinais e símbolos.

A LITURGIA É FONTE DA CATEQUESE

A liturgia tem uma dimensão catequética. Se na Palavra temos um Deus que se comunica, revelando os seus designíos, na Liturgia compreendemos, meditamos e vivemos essa Palavra em toda a sua riqueza:“[...] a Liturgia é fonte inesgotável da Catequese. Nela se encontram a ação santificadora de Deus e a expressão orante da fé da comunidade. As celebrações litúrgicas, com a riqueza de suas palavras e ações, mensagens e sinais, podem ser considerados como uma ‘Catequese em ato’. Mas, por sua vez, para serem bem compreendidas e participadas, as celebrações litúrgicas ou sacramentais exigem uma Catequese de preparação ou de iniciação”[2].

Os ritos são linguagem catequética, pois envolvem a pessoa inteira no mistério celebrado. Sinais, gestos, cantos, expressões corporais dão vida à Palavra, podendo levar à contemplação orante do Deus que fala à comunidade e a cada pessoa em particular. Daí a necessidade, primeiro de se conhecer o mistério revelado na Sagrada Escritura e Sagrada Tradição, para depois entender a linguagem litúrgica. Fica claro que a Catequese Litúrgica não um ato isolado em si, mas tem sua origem, seu fio condutor na Palavra. Faz-se Catequese Litúrgica como meio para entender e viver a Catequese Bíblica, que é fonte de toda a catequese. Assim, na Iniciação à Vida Cristã, toda ação catequética envolve Bíblia e Liturgia. É impossível catequese sem essa unidade: Revelação e Celebração.

GERANDO NOVA COMUNIDADE

O Catecismo da Igreja Católica, em seus números 1071-1075, fala da Sagrada Liturgia como fonte de vida e de sua relação com a catequese. É fonte de vida porque é “obra de Cristo”, é também uma “ação da sua Igreja”, por isso “empenha os fiéis na vida nova da comunidade” (1071). Entre “obra de Cristo” e “ação da sua Igreja”, o que é mais importante?  Para responder é preciso incluir neste contexto outra expressão: “vida nova”, formando o tripé: “obra de Cristo”, “ação da sua Igreja” e “vida nova” que sustenta a catequese litúrgica para gerar nova comunidade nascida da mistagogia catecumenal. Então, toda a catequese se fundamenta neste tripé inseparável.

O Concílio Vaticano II nos dá uma resposta conclusiva: “A Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” [3]. Entende-se que a Liturgia, enquanto é “fonte de vida”, dela brota toda a graça. Graça é vida na economia da salvação. Cristo e Igreja são inseparáveis. Então, “obra de Cristo”, “ação da Igreja” e “vida nova” são entendidas na celebração litúrgica como elementos essenciais da economia da salvação, e que são objetos da catequese.

O culto litúrgico é o “exercício do múnus sacerdotal de Jesus Cristo que, mediante sinais sensíveis é significada e, ao mesmo tempo, peculiar a cada sinal, realizada a santificação dos homens; é o exercício do culto público integral de Cristo, pelo Corpo místico, Cabeça e membros”[4]. Toda a Igreja, na dimensão de sua catolicidade, está inserida nesse “exercício”, celebra com o Cristo o mesmo culto para formar o Povo de Deus que caminha para a santificação.

Assim entendemos que Cristo, o Sacerdote perfeito, oferecendo um sacrifício perfeito, nos torna participantes, não só da sua natureza, mas de toda a sua vida, pois Ele dá Vida à vida. A graça nos é dada por Cristo na ação litúrgica da Igreja. A Sagrada Liturgia tem uma ligação estreita com a vida e a fé, porque, “a Liturgia não esgota toda a ação da Igreja: ela tem que ser precedida pela evangelização, pela fé e pela conversão” [5]. Deste modo requer uma participação consciente e responsável de toda a vida litúrgica, porque somos seus membros do Corpo Místico cuja cabeça é Cristo, e essa conscientização se alcança com o amadurecimento da fé na catequese litúrgica.

INTRODUZ NO MISTÉRIO DE CRISTO         

Como fonte de oração, a Liturgia participa da vida de Cristo que se dirige ao Pai no Espírito Santo. A oração de Jesus é uma intimidade com o Pai, é um colóquio que não tem limites. Rezaremos mais e melhor quanto mais tivermos uma intimidade com Cristo. Conseguiremos isso pela mistagogia litúrgica, uma caminhada nos mistérios revelados em Cristo. Jesus passava noites em colóquio com o Pai. Atendendo ao pedido dos discípulos, ensinou-lhes a rezar, concedendo-lhes o privilégio de chamar seu Pai de “Pai nosso”, papai, paizinho, paínho, “Abba-Pai (cf. Mt 6, 9-13). Essa maravilha de Deus, que é vivida e interiorizada pela oração, faz-nos próximos de Deus.

A oração é o lugar privilegiado da catequese que procede do visível para estabelecer uma confidência com o invisível. Isso se torna mais claro quando os textos são comunicados pelos sinais, ritos, gestos, ornamentações, facilitando a compreensão do Mistério celebrado e explicado pela catequese. “A liturgia é o ápice para o qual tende a ação da Igreja, e ao mesmo tempo é a fonte donde emana toda a sua força” [6]. Portanto é o lugar privilegiado da catequese. Está ligada a toda a ação litúrgica. Nos sacramentos, principalmente na Eucaristia, é Jesus que age, pois eles são presididos por Cristo. Os ministros agem “in persona Chisti”.

A catequese litúrgica tem em vista a introduzir no mistério de Cristo (ela é mistagógica), procedendo do visível para o invisível, do significante para o significado, dos sacramentos para os mistérios”[7]. Isso pressupõe que, primeiro, a fonte revelada, a Bíblia, seja conhecida para que se compreenda, pela catequese, o significado, o que, como e por que é celebrado.

A catequese litúrgica está na celebração do mistério enquanto ele é desvelado. Da reflexão deste artigo pode-se preparar um projeto catequético-litúrgico.

[1] Carta aos Hebreus 1,1-2.

[2] Catequese Renovada, n. 89

[3] Sacrosanctum Concilium, n. 10

[4] Idem n. 7

[5] Catecismo da Igreja Católica, n. 1072

[6] Sacrosanctum Concilium, n.10

[7] Catecismo da Igreja Católica, n. 1075